”La Liste” 2018 dos 1000 melhores restaurantes do mundo destaca o Chef Guy Savoy

jdg_8487_1.jpg
Ocorreu, no início de dezembro deste ano, a cerimonia da 3ª edição de « LA LISTE » (A Lista) no Quai d’Orsay, em Paris, sede do Ministério francês das Relações Exteriores, na presença dos 40 maiores chefs e donos de restaurantes internacionais vindo dos 5 continentes. Colocando a gastronomia francesa como prioridade nacional, o Président Emmanuel Macron patrocinou a premiação.

Baseada em um algoritmo com mais de 550 fontes gourmets especializadas, LA LISTE visa criar a melhor seleção gastronômica internacional – competindo ao mesmo tempo com o famoso World’s 50 Best Restaurants cuja seleção sempre criou a controversa, especialmente na França.

Pelo contrario, La Liste pretende ser mais representativa de opiniões internacionais, respeitando um método imparcial e objetivo e trabalhando com guias estabelecidos (por exemplo, Michelin), revistas de referência (por exemplo, New York Times), bem como fontes mais recentes (por exemplo, Cubapaladar, primeiro guia cubano …).

Para seus fundadores, ela reflete “a excelência, a riqueza, e a extrema diversidade da gastronomia mundial”.

O primeiro lugar vai pelo segundo ano consecutivo para o espetacular restaurante Guy Savoy localizado no Hotel de la Monnaie em Paris, seguido de perto por Le Bernardin em Nova Iorque ex-aequo com o Kyubey de Tokyo.

O terceiro lugar é dividido entre o famoso Alain Ducasse no Palácio Plaza Athénée, o suíço Restaurant de l’Hôtel de Ville e o nova-iorquino Eleven Madison Park. Os Espanhóis ficam no quarto lugar com El Celler de Can Roca e o restaurante Martin Berasategui.

LaListe

 

No Brasil, o D.O.M., Fasano, Maní e Jun Sakamoto fazem parte do Top 1000.

TENDENCIAS E FATOS

  • A edição 2018 celebra mais uma vez a gastronomia japonesa, a mais representada no ranking com 134 restaurantes
  • A China (123 restaurantes, Hong-Kong, Taiwan e Macao inclusos) aparece agora em segundo lugar
  • A França (118 restaurantes) permanece no podium mundial
  • Os Estados Unidos (88) completam o quarteto principal.
  • A Europa se destaca também entre a elite gastronômica com seus países emblemáticos: Espanha (67), Itália, (55) Alemanha (52) e Inglaterra (39). A observar o excelente desempenho dos restaurantes suíços (38) em relação ao tamanho do país.
  • Com à integração de mais de 150 novas fontes internacionais que oferecem uma melhor representação geográfica e um panorama gastronômico mais preciso, alguns países estão fortalecendo sua posição, esse é o caso de Austrália (27), México (20), Áustria (18), Rússia (17), Canadá (14), Marrocos (12) e África do Sul (12).
  • Entre as descobertas está a entrada no top 1.000 de restaurantes localizados nos Emirados Árabes Unidos, Angola e Vietnã.
  • Além disso, apesar de uma estabilidade relativa no topo do ranking, novidades aparecem, como o restaurante Alo em Toronto, do jovem chef Patrick Kriss (nº 1 no Canadá), o restaurante Nicole do chef Aylin Yazicioglu (nº 1 na Turquia) ou o Savva em Moscou (nº 1 na Rússia).

QUOI DE NEUF PARA 2018?

edição 2018 também possui uma seleção impressionante de 16.000 endereços em 165 países. Tudo, acessível a partir de um aplicativo móvel multilingue completamente reformulado.

Alem do « Top 1000 Mundial », os gastrônomos nomades encontrarão  também a categoria « Tables d’Exception » (5000 estabelecimentos) refletindo uma cozinha reconhecida e aclamada como uma das melhores do país ou região e os  « Coups de Cœur », uma pepita local que representa uma gastronomia acessível para um bom momento convivial sem se arruinar (em inglês, os Food Gems).

A excelência culinária continua sendo o primeiro critério desta nova seleção, no entanto, também inclui restaurantes que têm grande destaque seja pela decoração, arquitetura notável, história ou o caráter típico da gastronomia local (Beisl Viennese, comida de rua asiática, gastro-pub londrinos…). Além disso, as culinárias italiana e japonesa estão claramente na seção de “pepitas” em todo o mundo.

UM APLICATIVO A SERVIÇO DO VIAJANTE INTERNACIONAL 

O aplicativo móvel oferece uma versão gratuita com o World Top 1000 e uma versão “premium”, mais rica e funcional, que integra a reserva direta em 10 países com o parceiro LA FOURCHETTE.

Disponível em sua versão premium no Apple Store IOS desde 5 de dezembro de 2017, também estará presente no aplicativo AIR FRANCE e poderá orientar os viajantes da companhia aérea parceira para a escolha certa de restaurantes ao redor do mundo.

Bon appétit 😉

 

Um comentário sobre “”La Liste” 2018 dos 1000 melhores restaurantes do mundo destaca o Chef Guy Savoy

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s