É verdade que as comemorações do fim do ano são uma excelente ocasião para os apaixonados por vinhos e gastronomia degustarem um bom rótulo acompanhado por um delicioso queijo francês.
A recomendação para os dias mais quentes, como os nossos, são os vinhos mais leves e refrescantes. Brancos, rosés e espumantes são os mais indicados para nossa estação, pois em sua maioria oferecem maior frescor ao paladar.
Os deliciosos queijos da campanha “Abra Seu Paladar”, realizada pelo CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França) e pela União Europeia, são excelentes opções para harmonizar com os vinhos que saem do lugar comum e têm a cara do verão brasileiro. Cada um deles casa perfeitamente com um espumante, um branco ou um rosé.
Já o sal dos queijos azuis produzirá grande satisfação ao paladar quando harmonizado com vinhos doces, graças ao contraste do salgado com o doce. O traço de caramelo dos queijos resulta em harmonizações clássicas e deliciosas com vinhos doces.Preparamos uma tabela prática de harmonização entre alguns queijos da campanha e alguns vinhos franceses para acertar na harmonização e reproduzir facilmente em casa. Veja a seguir:
Republicou isso em "Le Blog" do Pérol.