Cinema francês no Festival do Rio 2016

festival_rio

 

Já começou há alguns dias o Festival do Rio e continua até este domingo 16 de outubro. Entre as dezenas de filmes estrangeiros, se destaca o cinema francês com atores famosos e cenários tipicamente franceses: muitas historias de amor e de vida, referencias á literatura francesa como Maupassant e comédias leves. Confira a minha seleção de filmes que achei representativos do cinema francês que me encanta: com amor, humor e sutileza!

1. A vida de uma mulher / Une vie

une-vieNormandia, 1819. Jeanne é uma jovem inocente e cheia de sonhos infantis que acaba de voltar para casa depois de terminar seus estudos em um convento. No retorno a sua antiga vida, ela cumpre os planos determinados por sua família de se casar com Julien de Lamare, um visconde local que logo se revela mesquinho e infiel. Pouco a pouco, as ilusões de Jeanne vão se desfazendo. Do mesmo diretor de Mademoiselle Chambon e Uma primavera com minha mãe, o longa é uma adaptação do primeiro livro do escritor francês Guy de Maupassant. Festivais de Veneza e Toronto, 2016.

Sessões

Quarta, 12/10 13:00 Roxy 1
Domingo, 16/10 18:45 Kinoplex São Luiz 4

2. A Economia do amor / L’économie du couple

Após 15 anos de vida em comum, Marie (Bérénice Béjo) e Boris decidem enfim se divorciar. Foi Marie quem comprou a casa em que eles viveram ao lado de suas duas filhas por todos esses anos, mas foi Boris quem pagou pela obra que a renovou por completo. Ele não tem dinheiro para viver em outro lugar no momento e não vê outra saída a não ser continuar a dividir o mesmo teto com sua agora ex-mulher. No fim de tudo, nenhum dos dois está disposto a abrir mão de nada da vida que compartilharam. Do diretor Joachim Lafosse. Quinzena dos Realizadores, Festival de Cannes 2016.

Quarta, 12/10 13:30 Kinoplex São Luiz 2

3. Damocles

Solteiros convictos e acumuladores de aventuras inconsequentes, Paul e Hélène têm 30 e poucos anos edamocles dividem um apartamento em Paris. Na noite de seu aniversário, Hélène convida o primo cujo passatempo preferido é ler o futuro de seus amigos. Segundo ele, Paul em breve se apaixonará, mas também cometerá um crime. Paul não acredita na clarividência, mas as coisas mudam no dia que ele conhece a bela Camille. Será que a profecia irá enfim se realizar? Uma comédia agridoce sobre o medo de se relacionar. Adaptação da obra O crime de Lorde Arthur Savile, de Oscar Wilde.

DIA SESSÃO CINEMA
Terça, 11/10 20:00 Cinemaison de France
Quarta, 12/10 21:00* Kinoplex São Luiz 2
Quinta, 13/10 19:40* Reserva Cultural Niterói 4
Domingo, 16/10 19:00 Roxy 1

lostinpar_p01cor_2016111748

4. Lost in Paris / Paris pieds nus

Fiona, bibliotecária de uma pequena cidade canadense, recebe uma aflita e angustiada carta de sua tia Marta, uma senhora de 93 anos que vive sozinha em Paris. Sem pestanejar, Fiona pega o primeiro avião rumo à capital francesa apenas para descobrir que Martha desapareceu. Em uma verdadeira avalanche de desastres inexplicáveis, Fiona conhece Dom, um sem-teto egoísta e sedutor que não vai deixá-la seguir sozinha em sua busca. Um conto divertido e cativante sobre três pessoas peculiares perdidas em Paris. Dos mesmos diretores e comediantes de Rumba e La fée.

Terça, 11/10 17:20 Roxy 1
Sexta, 14/10 22:00 Kinoplex São Luiz 2

5. Misterio na Costa Chanel / Ma Loute

Em 1910, misteriosos desaparecimentos deixam em polvorosa a região Baía de Slack. A infame dupla de detetives Machin e Malfoy chega para investigar. Eles logo conhecem a família Brufort, cujo pai, um pescador local, tem dificuldade em controlar a impetuosa Ma Loute. Do outro lado da Baía fica a mansão Van Peteghem, onde uma degenerada família burguesa vem passar o verão. Logo, mais confusão e mistério cairão sobre as duas famílias, quando Ma Loute e o jovem Billie Van Peteghem iniciam um romance. Uma amalucada comédia burlesca do diretor Bruno Dumont. Competição oficial, Cannes 2016.

Com os famosos atores Fabrice Luchini, Juliette Binoche e valeria Bruni Tedeschi.

Sábado, 15/10 15:00 Reserva Cultural Niterói 2
Terça, 18/10 18:45 Roxy 1
Sábado, 15/10 15:00 Reserva Cultural Niterói 2
Terça, 18/10 18:45 Roxy 1

Confira a programação aqui: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes

Categorias:Cinema, Cultura

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s