Entre vinhedos e salinas, a Île de Ré, na região Charente-Maritime, frente à La Rochelle, oferece um charme ao qual não resisti! Pequenas ruas cheias de casas enflorescidas cada uma mais linda que outra. As leis de proteção ambiental e arquitetural protegeram o patrimônio e a natureza e reforçaram o estilo de viver característico do litoral atlântico. Em agosto passado, paramos alguns dias na casa de amigos, localizada no chiquerimo vilarejo de Ars-en-Ré onde se escondem os mais discretos artistas parisienses e os políticos, longe de Saint-Tropez e do tumultuo da Côte d’Azur. Aqui, você troca a Ferrari para a Mehari, e vai na feira de rua comprar ostras de bicicleta.
A ilha foi fortificada no final do século 17 pelo famoso Vauban e os oito quilômetros de muralhas e o porto fortificado de Saint Martin, foram decretadas em 2008 “patrimônio mundial da humanidade”. O farol das baleias é um ponto de vista lindo que vale a pena visitar e da onde pode também visitar as “écluses”, outro pedaço do patrimônio historico da ilha, ou seja, um sistema de barreiras de pedras construídas à mão permitindo uma pesca típica de la.
Como em vários lugares do litoral atlântico, lá se recolhe também o sal do mar, de maneira completamente artesanal seguindo o antigo método de extração tradicional de secagem da agua do mar no sol.

A arquitetura das casas da ilha é bem homogêneo e respeita o estilo local. Casas brancas enflorescidas que parecem muito modestes e simples mas que escondem tesouros de terraços, patios, e interiores charmosos.
Claro que o lifestyle “rétais” (dos habitantes da Ile de Ré) combina com a paisagem: comida simples, do mar, num ambiente descontraido-chique, sem frescura. Mas mesmo assim, tem regras que cada habitué respeita. O lugar para tomar o café-croissant em Ars, com a inteligentsia parisiense “très gauche caviar” fica no Select, enquanto o Happy Hour dos BoBo (Bourgeois Bohème) sempre é no Le Phare. Para jantar com os famosos (eu vi Nathalie Rykiel) o jantar tem que ser, os pés na areia, no restaurante La Pergola.
Tem um Relais & Châteaux, lindo, que fica em Saint-Martin de Ré, o Hôtel de Toiras. Suites a partir de 180€.
Artigos sobre a Île de Ré: “The True Heart of French Seaside Chic” New York Times / “Turismo na Ile de Ré, o luxo nascendo da simplicidade” Le Blog do Pérol
Une ile de Ré-ve pour une Reine et son Roi
Muito linda!
Eu e Laurent já estivemos lá.
Abs
Sissi
Une île de Ré-ve pour une REine et son Roi.
Republicou isso em "Le Blog" do Pérol.