Saiu a primeira edição brasileira do Guia Michelin

220px-Guide_michelin_1929_couverture-editSaiu antes de ontem, e já, está se espalhando nas redes sociais e na mídia, a lista dos chefs estrelados pelo famoso Guia francês Michelin, criado em 1900 e geralmente chamado na França de “Guide rouge” (guia vermelho). Publicada no site oficial da marca francesa de pneus, a lista destaca o restaurante D.O.M. de Alex Atala, único que conseguiu 2 estrelas.  Não há 3 estrelas nesta primeira edição porem no total, são 17 chefs estrelados em restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro. Veja a lista abaixo.

Duas estrelas
D.O.M. (Alex Atala) – SP

Uma estrela
Attimo (Jefferson Rueda) – SP
Dalva e Dito (Alex Atala, Luiz Gustavo Galvão) – SP
Epice (Alberto Landgraf) – SP
Fasano (Luca Gozzani) – SP
Huto (Fábio Honda) – SP
Jun Sakamoto (Jun Sakamoto) – SP
Kinoshita (Tsuyoshi Murakami) – SP
Kosushi (George Koshoji) – SP
Tuju (Ivan Ralston) – SP
Lasai (Rafael Costa e Silva) – RJ
Le Pré Catelan (Roland Villard) – RJ
Maní (Helena Rizzo, Daniel Redondo) – SP
Mee (Rafael Hidaka) – RJ
Olympe (Claude Troisgros, Thomas Troisgros) – RJ
Oro (Felipe Bronze) – RJ
Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack) – RJ

Fiquei feliz para meu amigo Roland Villard, do Pré Catelan no Rio de Janeiro que merece tanto pelo cuidado que ele coloca nos pratos que pela criatividade do cardápio. E também para Alberto Landgraf do restaurante Épice que testei há alguns meses e que gostei. Maní é para mim a melhor de São Paulo em termo de experiência: sabor dos pratos, originalidade e ambiente.

Michelin Man

O famoso bibemdum

Também saiu outra lista, do Bib Gourmand (criada em 1997, vendo da palavra “Bibendum” (personagem símbolo de Michelin, constituído pelos pneus da marca). São estabelecimentos destacados pelo bom custo-beneficio (refeição preparada com cuidado e com preço moderado).

Bib Gourmand

Antonietta Empório – SP
Arturito – SP
Brasserie Victória – SP
Casa Santo Antônio – SP
Ecully – SP
Esquina Mocotó – SP
Jiquitaia – SP
L’Entrecôte de Paris – SP
La Cocotte – SP
Marcel – SP
Mimo – SP
Miya – SP
Mocotó – SP
Tartar & Co – SP
Tian – SP
Sal Gastronomia – SP
Zena Caffè – SP
Artigiano – RJ
Cais – RJ
Entretapas – RJ
Lima Restobar – RJ
Miam Miam – RJ
Oui Oui – RJ
Pomodorino – RJ
Restô – RJ

Arturito

Arturito

Nesta lista, concordo com o reconhecimento do talento do Érick Jacquin que assina os cardápios o Tartar & Co e da La Cocotte, e do Fogaça (Restaurante Sal Gastronomia). Também adorei que o Marcel seja reconhecido porque a pesar do lugar super tradicional e ultra-passado, os suflês são incríveis mantendo a tradição desde três gerações!  Os outros, e entre eles Arturito e Mocotó, nunca tive a oportunidade de testar-os mas sempre ouvi falar boas coisas. Entre os franceses, uma pena que La Casserole não foi destacada nessa lista do Bib porque também a qualidade da comida e a tradição se mantém com preço competitivo.

A história de sucesso dos pneus Michelin foi resultado de uma herança e muita originalidade. Edouard e André Michelin, na região da Auvergne, assumiram a pequena fábrica do avô e, com boas ideias aliadas a um faro aguçado para negócios, conduziram os primeiros passos da empresa que é hoje uma das líderes de mercado de pneus.

O primeiro guia apareceu em 1900 na ocasião da Exposição Universal de Paris. Distribuído gratuitamente para quem comprava os pneus, ele chegou a ser vendido a partir de 1920. Neste período apareceram os primeiros restaurantes cujos comentários e avaliações eram mandadas para Michelin pelos primeiros clientes automobilistas. Em 1926 chegou a primeira classificação com as estrelas 1, 2 e 3 e os restaurantes referenciados eram principalmente localizados no eixo Paris-Lyon-Marseille, seguindo a estrada Nº7 (famosa Route Nationale 7).

Para ver a lista oficial:

Guia Michelin, primeira edição brasileira

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s