A pérola de Tahiti: como escolher?

img22

Foto: Hinerava

Nascida em mares do Pacífico Sul da Polinésia Francesa, a pérola Tahitiana possui todas as cores e formas que se pode sonhar. A variedade do molusco que produz pérolas do Taiti é chamada de Pinctada Margaritifera, geralmente chamada de “margarita”. Indígena para a Polinésia Francesa, pérolas do Taiti foram apenas criadas a partir de invasões de parasitas raros no shell da ostra, que então produziu aragonite (mãe-de-pérola) como um mecanismo de defesa. Anos mais tarde, as sucessivas camadas de aragonite envolveria a intrusão, formando uma pérola maravilhosa.

Black PearlsA incandescente beleza e raridade da pérola Tahitiana levou o homem para realizar intervenções cuidadosas na criação de pérolas. Na década de 1960, a arte de enxertia do Japão foi apresentado a Polinésia Francesa. Um núcleo feito a partir da casca de um bivalve Mississippi foi inserido na Pinctada Margaritifera, juntamente com um pequeno pedaço de tecido do enxerto do manto de um jovem molusco. Vinte e quatro meses depois, uma pérola cultivada Taitiana nasceu.

Ainda assim, foram necessários muitos anos de refinamento da técnica para para ser produzidas pérolas de cultura de alta qualidade e, hoje, apenas cerca de 30% dos moluscos nucleados irão produzir uma pérola bem sucedida e apenas 1% será de qualidade gema. A qualidade de uma pérola depende de muitos fatores, incluindo a temperatura e pureza da água,  espessura do nácar, e o nível de experiência do enxertador. No entanto, nenhum deles é tão importante quanto a saúde dos moluscos Pinctada margaritifera portadores de pérolas do Taiti, que prosperam em apenas um lugar da Terra: as lagoas cristalinas da Polinésia francesa.

Como escolher sua pérola

A beleza e o preço da pérola dependem de vários critérios:

1 – O tamanho

Tempo é dinheiro, né? Então, maior será a pérola, mais tempo ela terá que ficar no mar desenvolvendo o nácar. As maiores serão de mais de 2 cm e tomarão anos para se desenvolver. A maior pérola preta de Taiti mede mais de 2,2 cm e fica no museu da famosa joalharia Robert Wan em Papeete.

2 – A forma

Shape

Existe um monte de formas de pérolas! A redonda “perfeita” represente apenas 5% de uma safra.

img18

Pulseira de pérolas “baroques” – http://www.hinerava.com

DSCN9776

Colar de pérolas “baroques” – Joalharia Tavita, Papeete

Pessoalmente, gosto muito das “Baroques” muito mais baratas, originais, com também cores incríveis e que, sendo pouco copiadas (quem vai fabricar uma imperfeita?), garantem a origem.

3 – A cor

ColorAí começa a magia… as cores da pérola taitiana são infinitas e cada uma é única! As cores variam do preto ao azul, verde, rosado, berinjela, dourado… quem diz que a pérola taitiana e só preta?

4 – Lustre

Lustre

O mais que a pérola brilha, mais bonita ela fica. É isso.

 

 

5 – Superfície

SuperficieUma pérola sem manchas e lisa tem mais valor. O nácar deve ser bem liso e uniforme.

 

RobertWan1

Tem pérolas para todos os bolsos e estilos: a partir de R$ 20, pode comprar uma pequena baroque linda para fazer uma pulseira cool com couro ou filo para o dia dia, a moda Polinésia.

 

 

 

 

Onde comprar:

Hinerava: no The Brando e no Intercontinental Thalasso Bora Bora

Bijouterie Tavita, Papeete (Procurem a Christine, proprietária!)

Robert Wan:
– em várias lojas de hotéis em Bora Bora
– em Papeete

RobertWan

Robert Wan

3 replies »

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s