Meu dia com a neta de Marlon Brando em Tetiaroa

“Eu me chamo Tumi, eu sou sua guia naturalista”.

DSCN9308

Tumi, Guia naturalista da Associação Te Mana O Te Moana

A bela e muito simpática Polinésia, que faz parte da associação de proteção Te Mana O Te Moana,  conhece cada pedaço de coral do átol de Tetiaroa e adora mostrar aos visitantes a fauna e a flora desse paraíso familiar. Adquirido logo depois do filme “Os amotinados do Bounty”, pelo famoso Marlon Brando em 1966 para ser seu refúgio pessoal, o átol – lindo de tirar o fôlego – acolheu há menos de um ano um deslumbrante resort de luxo idealizado seguindo o sonho do ator: impacto “carbon zero”, proteção maximum desse frágil meio ambiente e modelo ecológico para as ilhas da Polinésia.

Uma experiência ecológica fora do comum

Começamos a excursão da lagoa explorando um dos 12 motus (ilhotas em polinésio): o motu Reiono, um dos raros motus tendo uma mata primaria, procurando os Bernardo Eremitas e os caranguejos de Terra e de Coqueiro escondidos nas raízes das árvores. Lá ficam também as apiários que produzem o delicioso mel de Tetiaroa que pode-se degustar no restaurante do The Brando.

 

Depois de ter visitado outro motu, a bela Tumi nos levou para a “piscina dos bilionários” assim baptizada pelo ator Leonardo de Caprio. Mas nossa guia prefere chamar-o de Piscina da Reina, lembrando que Tetiaroa era o átol onde a Realeza Polinésia descansava.

DSCN9436

Nadar nessa água virando do turquesa ao esmeralda é um sonho. Milhares de peixes multi-cores, de corais lila, de conchas verdes e azuis. Não precisa mergulhar, snorkeling é suficiente!

DSCN9456De volta para o resort, fizemos um “green tour” com a responsável de gestão das energias sustentáveis que nos explicou como o resort implementou o primeiro sistema de ar condicionado privado usando a água gelada do mar. O SWAC – Sea Water Air Conditioning -, já imaginado pelo Marlon Brando foi desenvolvido pela empresa Pacific Beachcomber, proprietária do resort, e permite economizar até 80% das energias consumidas pelo resort. Também ajudem os paneis solares e o óleo de côco usado nos geradores para economizar as energias não renováveis.

O projeto científico do resort inclui a recepção de pesquisadores na Eco-station que ficam aí alguns meses para estudar o meio ambiente protegido de Tetiaroa.

O luxuoso resort que possui 35 villas, todas com piscina privada e acesso a praia turquesa é nada de ostentação. A construção e o design muito modernos e de ótima qualidade desaparecem na paisagem.

CG.B_Villa_Livingroom_TET0203_med

Living room. Foto: Tim McKenna

CG.B_Villa_Aerial_TETTFS_0314_med CG.B_Villa_outside_TET_0163_ed2_med

 

CG.B_3BR_Villa_0423_ed_md

A gastronomia francesa assinada pelo chef francês Guy Martin (Le Grand Véfour em Paris) incorpore muito peixe com influencias locais: peixe cru a taitiana, tartar de atum com papaia, peixe mahi-mahi… tudo muito refinado, gostoso e sofisticado.

“Você fala muito bem inglês” diz para Tumi, cuja cumplicidade me emocionou demais. “Aprendeu onde?”. Discreta, ela respondeu que ela costumava passar as férias nos Estados Unidos quando era criança. Ainda eu não tinha entendido quem era essa moça linda. Horas depois, caiu a ficha. Silvio, o diretor geral do resort mencionou que era Tumi Brando, “a neta” que eu tinha visto na revista Paris-Match algumas semanas antes.

Fiquei em choque diante tanta discrição e humildade. Pensando bem, achei que era o espirito mesmo do The Brando: privacidade, nenhuma pretenção e uma vontade de compartilhar momentos privilegiados num lugar maravilhoso sem machucar a natureza. Uma experiência de viagem única que faz bem a alma e ao corpo.

The Brando

9 replies »

    • Cara Cláudia, merci! Polinésia francesa é realmente encantadora e espero que você poderá mandar muitos Manauara para lá através da Paradise Tur! Beijos!

  1. Querida Carolina,

    Que espetáculo de matéria. Não posso dizer que é a mais bonita, pois cada uma que voce faz, tem suas particularidades.

    Mas, podemos dizer que a natureza realmente pertence a Deus!

    É um paraíso !!!!!!!!!!!

    Abri todas as fotos, cada uma mais bonita que outra.

    Bjs

    Sissi

    • Sissi, muito obrigada para os elogios! A Polinésia francesa me inspirou muito 😉 e já posso dizer que vai ter mais matéria!
      É um paraíso mesmo. Adorei a experiência no Brando mas as paisagens em geral são de tirar o fôlego e a gentileza dos Taitianos é muito emocionante. Enfim, eu quero voltar para lá! 😀
      Beijos! Caroline

  2. Caroline seus comentários vieram em boa hora estou indo para a Polinesia dia 18 e não tinha esta ilha em meu roteiro só as 3 básicas vou ver se passo um dia lá pois vou ter tempo 14 dias enoabcs gugu

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s