Réveillon à francesa

Decorated Christmas Dinner TableA palavra francesa Réveillon, vem da palavra veille, e tem a mesma origem que velar ou seja, ficar acordado a noite inteira. Tradicionalmente o Réveillon era a ceia que se fazia à meia noite depois da veille de Natal pois, na tradição católica, as famílias velavam e comiam depois da missa. Mais recentemente o Réveillon começou a ser uso para o 31 de Dezembro também. Na França continuam hoje os dois Réveillons: Réveillon de Noël e Réveillon de la Saint-Sylvestre. E, como os franceses gostam de comer (!), o cardápio refinado dessa noite especial respeite uma certa tradição. Para dar um toque francês na sua mesa, confira os principais imperdíveis.

Paris: CIVC-DINER EN TETE A TETE-SIPA PRESS-JP BALTELChampagne. Champagne traz ambiente de festa e alegria! Lembre-se que Champagne só vem da região francesa do mesmo nome, perto de Paris. Os outros espumantes não são Champagne, mas podem ser alternativas mas baratas: crémant de Bourgogne ou d’Alsace (à partir de R$ 85), opções gostosas que se podem incrementar de cassis para fazer o famoso Kir Royal. No Brasil, também se produzem espumantes de boa qualidade. Para mim e muitos profissionais do ramo, Cave Geisse sempre fica no top 5.

Foie Gras. Sei que não faz a unanimidade mas faz parte da cultura francesa. A grande região de produção sempre foi o Périgord, no Sul-oeste da França. No Brasil, encontrem se algumas marcas de foie gras francês. A Casa Santa Luzia em São Paulo vende a famosa marca Labeyrie que sempre propõe produtos de qualidade. A importadora Allfood traz também no Brasil a marca Feyel, que produz um excelente foie gras na região da Alsácia .

Chef is frying foie gras on pan
Foie gras frito na panela

Essa iguaria se come fria ou quente. Eu prefiro frio en terrine com pão brioché acompanhado de uma geleia de figo ou recém-descoberta geleia de mostarda.

slice of foie gras
Fatias de terrine de foie gras

Chapon. E um galo castrado que fique muito maior, quase um Chester, mais gordo e mais macio. baked chicken for Christmas dinner, festive table settingNas Américas, se come muito peru. Na França, também é um prato tradicional de Natal que se come com castanhas portuguesas (Dinde aux marrons). Na minha família, com origens húngaras, se comia sempre pato ou ganso. Meu pai preparava o ganso recheado seguindo aquela receita segreda da família. Hoje uma das minhas receitas favoritas é o Canard aux mangues – pato com mangas -, receita homenageando minhas raízes, tanto da Hungria que dos trópicos! 😉

Fromage. Queijo. Não pode ter um jantar à francesa sem queijo, claro! Uma bandeja de queijos franceses típicos inclui no mínimo um Brie ou um Camembert (se quiser um queijo mais forte), um Comté (queijo de massa dura da região leste da França, Jura), um Roquefort (queijo de mofo azul produzido perto dos Pirenéus, no Sul).

original_2895
Emmental, Saint-Nectaire, Brie de Meaux, Roquefort, Fromage aux noix.

 

E para harmonizar com o vinho, existem varias opções: champagne combina muito bem com Brie, os vinhos doces Sauternes ou Gewurtztraminer com Comté e Roquefort, e finalmente um bom Bordeaux com o Camembert!

Bûche de Noël. A bûche é uma patisserie típica de Natal. A tradução literal seria  “tronco de Natal” mas parece um rocambole. Tradicionalmente feita com bolo-esponja com creme de manteiga (crème au beurre), ela reproduz a casca da arvore.  Hoje tem vários tipos, e todo ano os melhores pâtissiers parisienses criam novidades.

Em São Paulo, Fabrice Lenud da Pâtisserie Douce France chega também todo ano com novas criações.
Esse ano a Bûche Pikachu feita com biscuit matcha, bavaroise de tangerina, lichia gelificada, mini baba molhado com chá branco e lichia, promete fazer o maior sucesso para finalizar um jantar com leveza e aromas exóticos.

Quais que sejam as suas escolhas, passem um bom Réveillon de Natal ou de Ano Novo!

Champagne Cork

4 comentários Adicione o seu

  1. Carlane Torres Gomes de Sá disse:

    Adorei essa sugestão de ceia para Natal ou Réveillon !! Que venha o Natal e o Ano Novo!!

  2. Muito bom, aprendi coisas novas e abri o apetite!

  3. Patrick disse:

    La France est belle à croquer !

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s