Good France ou Goût de France?

GoutDeFrance_logo

GOÛT de / GOOD France – 19 de março 2015

Será que a gastronomia francesa precisa de se renovar? Com certeza a concorrência cada vez mais viva de outros países tais como Espanha, Dinamarca ou Peru para citar só alguns exemplos, deixou a França de ser hegemônica no assunto. É justamente para defender os valores do que faz o DNA da cultura francesa, que o governo francês lançou uma nova iniciativa chamada “GOÛT de / GOOD France”.

Da alta gastronomia à cozinha de bistrô, e com uma vontade de diversidade, os chefes do mundo inteiro estarão convidados à participar à um grande evento festivo acontecendo dia 19 de março 2015 para comemorar a gastronomia francesa. O evento, que terá o formato de um jantar, homenageará a excelência da cozinha francesa, sua capacidade de inovar e os valores que ela veicula: compartilhamento, prazer, respeito da saúde dos seus contemporâneos e da planeta.

FOOD_BENOIT_NY_copyright-Pierre-Monetta

Bistrô Benoît do Alain Ducasse, Nova Iorque

«Falar de cozinha – de cozinha francesa – significa falar de joie de vivre, de leveza, optimismo e prazer  – ideias centrais na promoção do destino França » diz Alain Ducasse, grande embaixador da cultura gastronômica francesa.

Tendo como origem a referência o famoso chefe Auguste Escoffier que já organizava em 1912 « les Dîners d’Épicure » – com o mesmo cardápio, mesmo dia em varias cidades do mundo e para um máximo de convidados, o evento Goût de / Good France pretende desenvolver essa bela ideia em parceria com os restaurantes de todo estilo e categoria no mundo. Este evento seria uma das primeiras ilustrações concretas da inscrição da gastronomia francesa ao patrimônio mundial da UNESCO.
Restaurantes do mundo inteiro poderão participar mandando sua candidatura antes do 15 de Dezembro e uma proposta de cardápio. Será julgado pelo comitê de seleção internacional de chefes, presidido por Alain Ducasse.

O desafio será de realizar um menu respeitando o espírito da refeição dos Franceses com uma seria de pratos, incluindo:

  • Um apéritif de tradition française: champagne com gougères ou cognac glacé com foie gras
  • Uma entrada fria e uma entrada quente
  • Um peixe ou fruto de mar mais uma carne
  • Uma seleção de queijos franceses
  • Uma sobremesa de chocolate
  • Vinhos franceses e digestivo

O chefe devera seguir uma linha diretora: cada menu será composto por uma cozinha menos gordurosa, menos açúcar e menos sal, cuidadosa do “bem comer”, do meio ambiente e valorizando os legumes.

Saiba mais:

GOÛT de / GOOD France

 

4 replies »

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s