Mística Ilha de Páscoa

IMG_1629“Ilha de Páscoa (Rapa Nui para seus habitantes nativos da Polinésia) é como nenhum outro lugar na Terra. Historicamente intrigante, culturalmente cativante, e com paisagens mágicas, este pequeno pedaço de terra parece estar caído de outro planeta. Nesta jóia divinamente isolada e não polida é difícil sentir-se conectado com o resto do mundo, mesmo para o Chile, mais de 3700 km para o leste. Aí, é só você, as profundezas índigo e os enigmáticos moai (estátuas gigantes) espalhados numa paisagem estranha.”

Não queria ir! mas o Lonely Planet que li no avião já começou a me intrigar.

É igual à Tahiti

falou Jean-Philippe para me convencer de viajar até a ilha que não me atraia. Ainda misteriosa, a historia dos habitantes dessa ilha que fica a metade do caminho entre Santiago e Papeete tem muitas ligações com o povo da Polinésia. Alguns falam francês, com esse sotaque charmoso de Papeete, e muitos tem família lá. Os últimos Tahitianos chegaram no século XIX com um missionário católico francês que precisava de mão de obra agrícola.

Como todos, eu esperava essas estátuas gigantes mas nunca pensei que fosse tão emocionante. A pergunta é essa: porque?

DSCN2067

Na “fabrica” – a carreira -, da para entender como os rapa nui, esses escultores loucos, extraiam da montanha as peças de até 20 metros. Os moai, gigantes testemunhos de um passado e uma cultura incríveis, operam uma magia.

IMG_1734

 

Mens sana in corpore sano

A Ilha de Páscoa é uma viagem onde você não se preocupa com segurança, tempo, poluição ou qualquer outro estresse. Só importa o lugar, o mar azul profundo, o litoral de pedras pretas vulcânicas, o vento, os moais e os ahu, os vulcões e os rapa nui, herdeiros de uma cultura que eles protegem e fazem tudo para manter viva.IMG_1757

Hoje, mesmo se o turismo está crescendo, a Ilha de Páscoa continua sendo um destino preservado e fora do comum. Lá, não tem glamour e o verdadeiro luxo é de poder chegar até lá e de ver essas paisagens de tirar o fôlego onde a natureza se expressa com força e completa os monumentos da cultura Rapa Nui num ambiente quase místico!

Paisagens lunares que lembram as vezes o Far Oeste dos Estados Unidos! Aqui, perto do cratério de um dos três vulcões.

DSCN2098
 

 Lá os cavalos andam em liberdade na praia e na ilha toda. Um espetáculo inesquecível que me emocionou muito. E da também para mergulhar nessa água – não sempre pacífica -!

IMG_0708

Vaca pastando do lado do vulcão Rana Kau.

IMG_0728

 

IMG_0737

DSCN2136

Ficamos no Hanga Roa Ecovillage & Resort que oferece aos hospedes uma imersão no habitat Rapa Nui. O hotel é construído num estilo respeitando a natureza, construido com materiais naturais: troncos de cipreste, argila e pedras vulcânicas .

HangaRoa3

O eco-resort se integra harmoniosamente na paisagem e usa tecnícas para salvar energia. O estilo arquitetônico é uma homenagem a aldeia Orongo, que ficava no vulcão Rano Kau onde era celebrada a comemoração do Homem Pássaro.

HangaRoa2

Todos os quartos espaçosos tem visto ao mar e tem esse banheiro gigante de argila feito a mão.IMG_1516

HangaRoa1

O restaurante Kaloa propõe uma cozinha bem local. Muito peixe: kana-kana, salmão delicioso, atum, deliciosos em ceviche!

IMG_0691

IMG_1568

IMG_1572

Outra vantagem do hotel, o spa que é realmente de qualidade. Receber uma massagem depois do dia fora andando nos vulcões muda tudo! Minha dica: reservar antes de sair para excursão.

Para saber mais: Ilha de Páscoa

Para se hospedar: Hotel Hangaroa Eco Village & Spa

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s