Lembramos todos dos filmes Under the Tuscan Sun, The English Patient, ou A room with a view, entre outros, que fazem a apologia da doçura da Toscana, região da Itália tão cinematográfica. Com uma vontade de rever essas paisagens de cartão postal, os ciprestes e provar de novo o famoso Chianti, fui até lá para as ferias.
Aproveitando do convite do meu amigo italiano Dario, fuimos em família perto de Siena para descobrir a pequena cidade medieval de Borgo San Felice. Essa cidadezinha na verdade é um hotel! ou seja, o hotel tem a dimensão de um vilarejo. Uma lugar único que faz parte do grupo francês Relais & Châteaux.

Depois de ficar no meio de varias disputas durante a Idade Media entre Firenze e Siena, no século XVIII, San Felice se tornou a propriedade de uma família nobre de Siena que morou no meio dos vinhedos, entre as ruas charmosas e os prédios de pedra com tetos de terracota. Foi em 1990 que a localitá se tornou um hotel, respeitando o estilo local e a arquitetura em todos os detalhes.
Com 53 quartos e suites, cada hóspede pode aproveitar em exclusividade do vilarejo – cujas ruas ainda são públicas – , onde a torre da igreja toca, a adega abriga vinho de alta qualidade produzido pela Agricola San Felice e onde as flores encantam a vista cada manhã desde a janela do quarto.
Dois restaurantes, um gastronômico (o Poggio Rosso, do mesmo nome que o vinho) e uma trattoria deliciosa La Terrazza permitem almoçar ou jantar no hotel
tranquilamente, depois de um dia de excursão nos arredores. Provamos os dois e cada um vale a pena no seu estilo próprio. Tão a criatividade da cozinha que a excelência do serviço garantem prazer nas papilas.
O spa Il centro di benessere que foi inaugurado no ano passado oferece tratamentos baseados nos produtos italianos Comfort Zone. Ele foi desenhado seguindo a filosofia do cosmetologista e farmacêutico Dr. Vranjes, cujos perfumes de ambientes absolutamente incríveis aromatizam todo o spa. O espaço é muito grande e oferece em cima das cabinas de tratamentos, uma área de relaxação, sauna, hammam, o tratamento Kneipp (ducha fria e quente), duchas emocionais (doccia emozionale) que combina cromoterapia e aromaterapia.
Depois do spa, visitamos a vinícola. Começamos pela adega e acabamos na enoteca onde pode provar o vinho antes de comprar. Os preços são bons e o vinho surpreendente. Redescobri o Chianti Classico, denominação que, segundo Giacomo que nos recebeu, mudou completamente nos anos 70. A assemblage de hoje tem nada ver com aquela na época e foi mudada para aumentar a qualidade. A Agricola San Felice é uma das mais ativas na região e mais envolvida nas pesquisas universitárias do vinho no âmbito de sempre melhorar a qualidade das denominações da região.
Adorei o Poggio Rosso, de denominação Chianti Classico Riserva DOCG, belo assemblage feito do incontornável Sangiovese com as uvas locais Colorino e Pugnatello.
Nos arredores, vale a pena visitar Siena, Pienza e com certeza Firenze.
Para saber mais: www.borgosanfelice.it