[arte] de viver no Château La Coste

timthumb
Infinity – Hiroshi Sugimoto

Depois das Sources de Caudalie (veja artigo aqui) perto de Bordeaux, acredito que encontrei o segundo sitio de eno-turismo mais incrível da França, essa vez na Provence.

São apenas 3 anos depois da abertura e já, visitantes do mundo inteiro vem neste lugar único. Alguns vem para as obras e instalações de arte e arquitetura conceitos por artistas renomeados, outros para o vinho. A maioria vem para passar um dia muito agradável de descoberta cultural no meio na natureza provencale, na área desconhecida de Aix-en-Provence, perto de Marseille.

DSCN0280
Um rosé e um branco – Château La Coste

O vinhedo foi comprado por ricos irlandeses que fizeram uma reforma completa do lugar e do vinho. Com objetivo de produzir um vinho de qualidade, eles cortaram a produção da metade (hoje ≅ 900 000 garrafas), investiram na tecnologia mais avançada de enologia e também ao mesmo tempo usaram as técnicas da agricultura orgânica.

DSCN0274
Adega – Château La Coste

Tudo sobre a direção do jovem enólogo Mathieu Cosse. O resultado é muito bem feito e a variedade dos rótulos encantará todos os enofilos que gostarão de levar uma lembrança nas malas: do vinho branco bem regional com uvas originais até o rosé tão esperado nessa parte da França inclusive tintos ensolarados que combinam com o churrasco do Brasil. Infelizmente esses vinhos não são disponíveis no Brasil ainda! 😦

our-wines
Loja do Château La Coste

Como em todas as visitas que acabam com degustação, é possível provar uma variedade interessante de vinhos. Achei que o melhor custo-beneficio era o rosé tão famoso nessa região (≅ 10-12 €). Comprei também um azeite produzido lá.

Depois da visita das adegas e da degustação, voltei para a visita do circuito artístico que realmente me impressionou pela originalidade e pela importância dos artistas que foram convidados a expor no próprio vinhedo. Os donos do Château La Coste, apaixonados por arte contemporâneo e arquitetura, chamaram os maiores artistas do mundo.

DSCN0273
Uma das adegas desenhada por Jean Nouvel

Jean Nouvel desenhou as adegas, usando técnicas anti-barulho, de ventilação, de resfriamento etc. Tadao Ando fez o prédio de recepção.

Depois chegaram artistas como Calder com as famosas instalações multi-cores, Louise Bourgeois com a famosa aranha  que ela declinou em varias obras, até o Brasileiro Tunga que instalou portais impressionantes com cristais e pedras típicos do Brasil (foto abaixo). “Uma inspiração – explicou Daniel Kennedy, gerente e formado em arte – foi Inhotim em Belo Horizonte. Só que somos muito menores!”.

 

DSCN0288
The crouching spider – Louise Bourgeois

 

DSCN0307
“Portals” – Tunga (Brasil)

 

DSCN0299
No vinhedo do Château La Coste!
DSCN0308
Oak room – Andy Goldsworthy
DSCN0309
Vinhedo do Château La Coste

Tudo está quase perfeito e realmente da para admirar os donos que tiveram tanta visão e ambição num projeto de eno-turismo muito original e inovador no âmbito de promover o vinho da Provence. Já novos projetos estão andando. Um hotel no estilo arquitectural contemporâneo está previsto para 2016, e novas obras entre elas uma desenhada por Oscar Niemayer. Quando encontrei com a diretora, que faz parte da família proprietária irlandesa (que não queria aparecer aqui no blog), que morra na Provence faz 23 anos, ela não parou de falar sobre as possibilidades infinitas do lugar.

DSCN0313
Bandeja de frios para acompanhar o rosé no café – restaurante do Museu

Ir: www.chateau-la-coste.com

Ser hospedado:

www.leslodgessaintevictoire.com

www.villagallici.com

Informação turistica: www.aixenprovencetourism.com

Um comentário sobre “[arte] de viver no Château La Coste

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s