Miami se tornou artístico e da tendência. Agora lugar de “germinação cultural” – com a Miami Art Basel e o Art District -, a cidade acabou de abrir seu museu de arte moderna e contemporânea, em Dezembro 2013.
Só para ver a arquitetura do prédio, a visita vale a pena. Construído pelos famosos arquitetos Herzog & De Meuron, oferece ao visitante um ambiente muito agradável com galerias, varandas e um terraço gigantesco onde da para descansar o fazer um pique-nique aproveitando da vista para oceano.
Com objetivo de trazer “o parque dentro do museu”, os conceituares criaram um ambiente combinando vegetação com concreto e madeira. O conjunto fica harmonioso e espaçoso dando uma impressão de leveza visual.
Entrando no lobby, o visitante fica impressionado com a instalação do artiste britânico Hew Locke, apresentando uma serie de reproduções de navios pendurados no teto. For Those on Peril in the Sea refere-se aos êxodos de povos, particularmente no contexto de imigração que marcou a historia de Miami.

Quando fiz a visita, tinha uma exposição do artista chinês Ai Weiwei. Instalações que fazem pensar. Olha só.
No auditório do museu, passavam dicas do artista, que sempre foi preocupado com os temas da liberdade e da sociedade. “If there is no freedom of expression, then the beauty of life is lost. Participation in a society is not artistic, it’s a human need” diz Ai Weiwei. O que poderia ser traduzido mais o menos assim: “Se não existe liberdade de expressão, perdemos a beleza/o sentido da vida. Participar da sociedade não é coisa artística, é uma necessidade”.
“Minha definição de arte sempre foi a mesma. É sobre liberdade de expressão, uma nova maneira de comunicação. (…). Arte deveria ficar no coração das pessoas. (…)”.
Adorei esses extratos filosóficos falando de temáticas que tem tanta importância nos países onde não existe democracia. Também, o artista consegue vulgarizar a noção de arte, ficando acessível para qualquer neófito.
Ao final, mais do que um museu, o PAMM é uma experiência que da uma sensação de bem estar e enriquecimento intelectual, resultado da perfeita harmonia entre o conteúdo e a forma. Vá lá!
Bom de saber: o museu possui um restaurante, “Verde”, com cardápio simples e criativo, e também uma lanchonete, onde pode-se comprar um sanduíche que da para degustar no terraço, depois da visita.
Pérez Art Museum Miami 1103 Biscayne Blvd. Miami, FL 33132 T. : (305) 375 3000 info@pamm.org
Cara Carline, tudo bem?
Gostei muito da indicação para a visita no PAMM â estamos indo para lá dia 11/4.
Com certeza vamos visita-lo.
Bjs
Sissi
logo.png
Sissi Suaudeau
Diretora Comercial
Escola das Artes Culinárias Laurent
Rua Groenlãndia, 372 â Jardim Europa
São Paulo â SP CEP 01434-000
Tel. 55 11 3887-0170 Cel 6466-0303
http://www.laurent.com.br
Obrigada Sissi! Aproveite! Beijos