
Se gostar de moda, não vou lhe ensinar muito sobre o grande desfile criado por Karl Lagerfeld para lancar a coleção Chanel de inverno 2014, no inicio dessa semana. No mundo da moda, esse evento, sempre muito aguardado, criou um verdadeiro alvoroço – como cada coleção da Maison. Criticado por alguns, amado por outros , não deixou ninguém indiferente frente ao provocativo Chanel Shopping Center implantado no Grand Palais, no coração de Paris.
“Há algo para todos”, disse Karl Lagerfeld, navegando no surpreendente conceito de supermercado e desejando democratizar a moda.
Isso mesmo, o grande criador teve a incrível audácia de mostrar seus modelos no meio de prateleiras que desenhava nem mais nem menos do que um supermercado. Mas que supermercado!
No supermercado Chanel , podia-se encontrar artigos do dia à dia à la Chanel:
– Sacos de lixo plus belle, “mais linda” (para designar sacos de poubelle)
– Produto para lavar vidros, da linha “Coco Clean”, “Vitre fait, bien fait” para jogar com a expressão vite fait, bien fait (Feito rapido, bem feito)

– Água Chanel N º 0, para beber, claro!

– Ovo Chanel, brincando com a tradição da numeração dos perfumes, o ovo – que se diz oeuf em francês tornou-se nove (neuf em francês).

– Cubos de caldo bleu blanc rouge

Se o conceito podia parecer contrario as tradições e regras implementadas pela Gabrielle Chanel – cujo sobrenome era Coco -, para mim achei que apresentar assim as últimas criações da tao chique Maison de Haute-Couture de Paris foi bastante revolucionário e contribui à uma renovação da imagem da França. Os valores que foram divulgadas durante o evento, como liberdade, humor, audácia e simplicidade são tão francesas , que achei muito legal lembrar isso ao mundo 🇫🇷😉😁 (e pelo menos aos meus leitores!)!
Também a leveza e o humor, faltando em nossas sociedades aceleradas, foi uma lição neste mundo da moda que pode parecer as vezes pretensioso, arrogante e elitista.

A Maison Chanel se apresentou adaptando-se ao cotidiano das mulheres de hoje : trabalhando levando as crianças à escola, fazendo as compras, ou viajando, mas sem nunca esquecer de ficar linda para seduzir… Leggings e tênis confortáveis, casacos e ternos soltos, materiais macios (era coleção de inverno)… isso faz você querer adotar imediatamente esse vestuário e essas roupas, tão atuais e integrados no nosso lifestyle.

“Eu gosto que a moda seja parte do cotidiano das mulheres” disse Karl. Respondendo as criticas sobre a escolha de tênis , ele lembrou: “Com esses sapatos, confortáveis, a mulher é igual do homem”. Nesse Dia da Mulher, 8 de Março, isso é uma mensagem feminista incrível para nos, mulheres … e não da para resistir!
Merci Karl!
Para ver o desfile completo, clique aqui, no site oficial da Chanel.
Mais info no blog da Garance Doré.
Un chat, une aile, pour elle, pour lui, pour vous…