Leilão dos Hospices de Beaune: vinho e caridade

BEAUNE00015

Hoje na Borgonha, começa a comemoração do 153º leilão de vinhos dos Hospices de Beaune que vai acontecer este domingo 17/11, organizada pela Christie’s. É um evento único, acompanhado no mundo inteiro pela mídia, e que reúne apaixonados do vinho e connaisseurs internacionais.

Como cada terceiro domingo de novembro, os Hospices de Beaune, fundados na Idade Média para ajudar os pobres, por Nicolas Rolin, chanceler do duque de Borgonha, Filipe o Bom, vai vender a produção de vinho das suas propriedades históricas. As vinhas do Hotel-Dieu vêm de muitas doações desde aquela época, mas o leilão e mais recente, foi somente em 1859 que a venda em um formato de leilão foi decidida definitivamente. 

443 peças (uma peça é um barril de carvalho de 228 litros) da vindima de 2013 serão leiloadas (110 brancos e 333 vermelhos). A produção ainda é inferior a 2012 (512 peças), que foi porem um ano de baixo volume (a média de vendas é de cerca de 680 peças!).

A “pièce des Présidents”, cujos rendimentos serão dados às associações, é neste ano um barril de 456 litros de Meursault Genevrières 1er Cru, Cuvée Philippe Le Bon. Um dos melhores vinhos brancos do Domaine des Hospices. Este vinho histórico homenageia ao Duque de Borgonha, Philippe Le Bon, que deu o seu apoio quando Nicolas Rolin decidiu construir o Hotel Dieu de Beaune em 1443.

Construído para cuidar e ajudar as pessoas doentes (era um Hospital), os Hospices Civils de Beaunes continuam até hoje a sua missão, fieis a seus fundadores. A renda do leilão irá para o hospital da cidade e ajudar os pacientes no Hospital Philippe Le Bon, os idosos e pessoas com deficiência do Centro de Nicolas Rolin .

O leilão será realizado domingo 17/11 as 14h30 nas Halles de Beaune mas durante todo o final de semana, terá festividades na região, como degustações, visitas nos vinhedos e jantares.

Mais informações sobre o evento: http://www.beaune-tourisme.fr
Sobre os vinhos da Borgonha: http://www.borgonha-vinhos.com.br

18315

3 comentários sobre “Leilão dos Hospices de Beaune: vinho e caridade

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s