Auzances, centro do mundo

DSCN4099

Paris, Montreal, Nova Iorque, Bordeaux… já morei em muitas cidades grandes, e cheguei à conclusão que São Paulo tem tudo que se pode se encontrar ai: energia, cultura, agitação, restaurantes, trabalho, contatos, shows, amigos do mundo inteiro…. Mas tem coisas que também não se encontram e que as vezes me dão saudades da França porque eu só as encontra lá. Lugares onde o tempo parece ter um outro ritmo, onde a minha historia e a historia da minha família parece gravada na pedra das casas e nos parralepipedos das ruas, onde cada cara encontrada na rua é de uma pessoa conhecida hà varias gerações, onde o sino da igreja faz parte do nosso ritmo de vida, onde uma simples compra na padaria vira um evento social e onde a casa da família é o ponto de encontro de numerosos primos . O que não tem aqui, são sensações únicas e características de lugares como Auzances, o pequeno vilarejo onde começou a historia da família.

Cidadezinha localizada no centro da França, na região da Auvergne [se pronuncia O-VER-NHE!], à 3 horas de Paris, Auzances é o tipo de vilarejo que só tem na França. Para mim, o que faz esse lugar especial são as ligações que tem com a historia da família. Em agosto passado, organizamos um reunião de família. Foi a ocasião para mim perceber o que fazia esse lugar único.

O café da manha: em Auzances, o café da manha não é brincadeira. O padeiro faz um pão para 40 pessoas!

DSCN4200 - Version 2

Com minha mãe, tomando café na frente da Casa de familia.

DSCN4214O famoso “Pâté de pommes de terres” da região é feito com massa folhada e batatas e se come com creme de leite!

DSCN4311

O bolo “Creusois”. À base de avelãs, está cozido na telha de terracota. Show!

DSCN4312

A reunião de família foi uma homenagem à casa que voltou na família depois de ficar 5 anos fora. Ela foi vendida. Para Australianos. Anos passaram, nos deixando cada vez mais com sentido de culpabilidade de ter vendido ela. Um dia, os Gringos ligaram falando que eles voltavam para Sydney e que a casa estava à vender! E a gente comprou de novo essa casa, que na verdade nunca deveria ter saído do patrimônio familiar. Uma sorte.

Eles deixaram tudo intacto como antes: moveis, lousas… até lençois da Vovó que tínhamos deixado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pique-nique no campo é uma coisa que amo fazer. Um queijo, um vinho, um “poulet roti” e vai! Na França, da para entrar em qualquer pasto!

DSCN4101

DSCN4093

Perto de là, no vilarejo Le Compas, tem um antiquário que vende tesouros. Da vontade de comprar tudo.

À bientôt!

Você poderia gostar também desses posts:

Paris Rive Gauche

Dimanche à Paris

Escapade de charme em Tiradentes

14 replies »

  1. O seu Blog é demais de delicioso! Parabéns! Vou procurar conhecer sua cidadezinha na próxima ida à França, ela é um encanto.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s