Escapada de charme em Tiradentes

IMG_5437Arte, comida, gente boa e charme. Tiradentes é a minha cara! Os Mineiros tem bom gosto até nos pequenos detalhes. Eles são orgulhosos da cultura deles e tem um carinho especial em tudo que fazem. A algumas horas de São Paulo, achei nesse lugar mais uma ligação com a França…

Em Tiradentes, ficamos numa pousada charmosa, a Pousada d’Oleo de Guignard cujo nome é uma homenagem ao famoso pintor de Belo Horizonte – com origens francesas (a mãe dele era de Grasse!) -, Alberto da Veiga Guignard (1896-1962).

40065_alberto-guignardPintou muitas paisagens mineiras e muitos retratos, e é reconhecido como um dos grandes mestres da pintura brasileira. Era amigo da família da  Karin Ellen Von Smigay, fundadora da Pousada e grande pesquisadora de psicologia social, cultura mineira e direitos das mulheres brasileiras. A Sra. Karin Ellen Von Smigay, cuja família era de nobres alemães,  morou na França – em Toulouse – cinco anos com os filhos dela. O retrato dela, feito pelo artista quando ela era adolescente, fica na pousada.

karin-g

Neste espaço tranquilo e confortável, o patrimônio artístico e cultural da região é valorizado através da arquitetura tradicional, da decoração mineira e do acolhimento mineiro típico que a fundadora colocou em cada detalhe.

Tomando o café da manha com vista para o jardim

Tomando o café da manha com vista para o jardim

Cada quarto é diferente e uma homenagem aos autores mineiros. Ficamos na “Minha vida de menina” (!).

banner-Minha-Vida-Menina

Quarto Minha vida de menina

Segundo os donos, o quarto “Minha vida de Menina” é uma homenagem a poetisa mineira Helena Morley, o apartamento surpreende com sua vista privilegiada para os jardins da pousada. Oferece uma ambientação simpática com artesanato local, como nas casas típicas mineiras. 

Image

A lareira tipicamente mineira com o fogo sempre vivo para esquentar o café com pão de queijo! Povo acolhedor, os Mineiros sabem receber.

DSCN3600

Image copie

O espaço de lazer oferece tranquilidade e uma seleção rica de livros sobre a cultura e o patrimônio mineiros.

DSCN3607

Os moveis da Pousada foram feitos na região: madeira de demolição e estilo colonial.

DSCN3605

DSCN3687

Adorei! Vá lá!

Pousada d’Oleo de Guignard
Tiradentes
Tel.: (32) 3355-2027
Preço aproximativo R$ 150 – R$ 300 por dia
 
 

5 replies »

  1. Mais uma vez a Sra demonstra uma sensibilidade difícil de ser encontrada. Seus comentários, suscintos e abrangentes, nos dão uma nova perspectiva sobre os temas escolhidos. As imagens – parabenize seu fotógrafo-,acompanham com perfeição cada comentário.
    Parabéns!

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s