Jacquin, Bassoleil e Suaudeau estrelam num documentario saudoso

afficheOntem foi a Premiere em São Paulo do filme documentário “Porque você partiu” estrelando os três tenores da gastronomia francesa no Brasil. Realizado pelo diretor Eric Belhassen, o filme é uma autobiografia ilustrada com testemunhos dos famosos chefs de cozinha que partiram da França para se estabelecer no Brasil.

O filme é emocionante e mostra as famílias dos personagens principais – os pais do Bassoleil na Borgonha, a mãe do Jacquin, a mãe do Suaudeau – falando deles e das supostas razões pelas quais eles partirem.

Adorei o Jacquin que é um ator nato, e atua no filme como na vida, sendo engraçado, generoso e provocativo. Suaudeau, pedagogo e brilhante explicando o encontro bem sucedido das duas culturas culinárias franco-brasileiras. Bassoleil, o galão do trio, emociona com a difícil caminhada e o levou de um pequeno vilarejo da Borgonha até os fogões do mais prestigioso hotel de São Paulo.

Vale a pena ver esse filme que é uma homenagem a todos esses chefs e artesãos que deixam a terra natal para recomeçar num outro pais e se tornam embaixadores da França e dos produtos franceses no mundo. Também para todas as pessoas “exiladas”, como eu, lembra da sua própria historia e do seu próprio exilo. No meu caso, o exilo foi um exilo mesmo porque começo com meu pai fugindo da Hungria depois de participar da revolução de 1956. Foi para França, depois para África, encontrou minha mãe, francesa, e escolheram de morar na Guiana longe de Paris mas para mim próximo do Oiapoque!

Reserva cultural à partir do dia 16/08. Av. Paulista, São Paulo.

3 comentários sobre “Jacquin, Bassoleil e Suaudeau estrelam num documentario saudoso

  1. Adorei su artigo sobre o filme dos chefs..Estou querendo muito ver, mas estou no meu apartamento de Miami , volto no fim de Agosto e espero que ainda esteja passando no Rio, para onde vou olhar meu ape de la… bjsss, Marta

    ________________________________

  2. Vou querer ver este filme no Brasil ou aqui pela Apple Store. Estou morando em Paris por dois anos e vou fazer um curso de cozinha aqui. Quando voltar a morar aí, apesar de ser brasileira, gostaria de ser uma “embaixadora” da França espalhando por aí um pouco principalmente da gastronomia francesa no Brasil.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s