Alem do Oiapoque, a minha França

IMG_5111

Uma hora de avião e já estamos na França… equatorial, na Guiana Francesa, minha terra. Uma emoção para mim, cada vez que volto para lá, e especialmente essa vez, já que fiquei um ano sem vir.

Essa paisagem que fotografei desde o Boeing 737 da Surinam Airways é simplesmente incrível e mostra a imensidade do que chamamos o “pulmão” da Terra.

Chegando là, você já está na França mas não é raro ouvir uma palavra portuguesa de vez em quando pois 25% da população é brasileira. A maioria vem do estado vizinho do Amapá, alguns do Maranhão, do Amazonas e até recentemente do Sul do Brasil.

Alem da paisagem amazônica, é a mesma coisa que Paris: mesmo Presidente, mesma administração, mesma educação pública, mesmo vinho de Bordeaux e mesmos hábitos de consumo alimentares (até Camembert nos supermercados!).

Aí perdura a ligação entre França e Brasil neste território fundado pelo Daniel De La Touche que fundou também São Luis do Maranhão.

Tem alguns restaurantes bons e aproveitei para experimentar La Belle Amédée, em Caiena, na estrada das praias. O lugar é lindo: uma casa branca tipo colonial no meio da floresta esmeralda.

LaBelleAmédée

A cozinha de tipo “fusão” é deliciosa. Na entrada, comi um capuccino de lagosta com ravioli de carangueja, sumptuoso. O prato seguinte foi um “magret de pato” ao molho feito com tamarino e curry, realmente de alto nível.

Capuccino-langouste

O “café gourmand” é uma tradição bem francesa que gostou muito. Você não tem a vergonha de escolher uma sobremesa e no mesmo tempo, acaba sua refeição com uma doçura!

IMG_5182

Outro restaurante também incontornavel é o Paris-Cayenne. O dono é connaisseur de vinhos e sempre recomenda excelentes rótulos. Melhor confiar nele para escolher! Esse restaurante faz parte dos mais antigos da cidade e sempre conservou um nível de qualidade muito bom. Eu comi camarões flambados ao rum e pimenta verde. Espetacular.

photo

Depois de tudo isso, que tal um trekking na floresta? Aqui uma vista desde a Montagne des Singes (montanha dos macacos). De lá se pode ver a base espacial de Kourou onde decola o foguete Ariane bem conhecida.

DSCN3228

Mais uma vez Achille nos acompanhou mas a subida foi dura! Nessa foto, ele parece quase dormindo. Um beijo e à bientôt!DSCN3237

6 comentários sobre “Alem do Oiapoque, a minha França

  1. Obrigada Caroline pelas fotos, pelos commentarios sobre a comida. Adorei. Da vontade de verdade ir nessa terra françesa e conhercer-a. sou parisense e là em paris, nunca falamos dessa terra a pesar da foguete Ariane! Sigue nos informarnos a fazernos sonhar!!

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s