Budapeste, a “Paris” do leste europeo

Quando foi a hora de escolher o lugar para nossa lua de mel, não hesitei. Já tínhamos visto Venezia, mergulhado nas águas de Bora-Bora e subido o Machu Picchu. Queria voltar para a fonte das minhas origens e homenagear meus ancestrais.

Nossa lua de mel começou bem. Um espumante húngaro Méthode Traditionnelle nos esperava no Palácio Gresham. Leve com bom equilíbrio, tudo para aproveitar da vista espetacular desde nossa janela, digno dum quadro de Turner.

A produção do espumante na Hungria data de 1833 com os primeiros produtores que aprenderam a técnica na região da Champagne mesma. Um dos famosos produtores, József Törley, foi convidado pelo Roederer em Reims e abriu sua própria vinícola lá antes de mudar para a região de Budafok na Hungria aonde o Louis François, um Francês estabelecido lá manejou a vinícola. Logo depois, ele criou sua própria vinícola com irmão dele, Cesar François.

A vista sobre o Lanchíd (Chain bridge) – ponte das cadeias – é linda. Em inverno, a cidade parece vestir uma roupa romântica e nostálgica.

O Palacio Gresham, do grupo hoteleiro Four Seasons, faz parte do patrimônio histórico de Budapeste. De estilo Art Nouveau, o prédio foi construído em 1904 para a companhia de segurança Inglesa Gresham. Ainda hoje se pode ver os vitrais originais, grilhões e mosaicos.

GreshamPalace

Gresham_entrance

CafedaManha

O restaurante do Sofitel, Paris-Budapest, lembra também que a França sempre teve relações com Hungria: desde Gustave Eiffel que construí a estação de trem Nyugati, até Victor Hugo que mantenha relações com os intelectuais húngaros ou fotógrafos como Brassaï e Kertesz que imigraram para França aonde eles exerceram seu arte. E até meu Pai que seguiu o mesmo caminho quando teve que fugir do pais depois da derrota da Revolução de 1956.

Mas o gosto para boa comida e vinho é com certeza uma característica comum dos dois povos: bistrôs, brasseries, docerias. É difícil resistir! As especialidades que tem que provar absolutamente : frango a Paprika, Goulash, repolho recheado, foie gras e todas as sobremesas típicas.

O vinho Tokaji (pronunciar [tokai]) vem da região de Tokaj localizada no nordeste da Hungria. Vinho doce famoso ele harmoniza com foie gras, outra especialidade culinária húngara ou com sobremesas. O processo de fabricação é o mesmo que o vinho francês Sauternes: sem a ajuda do cogumelo microscópico Botrytis Cinerea, chamada podridão nobre, a uva não pode começar o processo de concentração do açúcar!

Tokaj

O Café Gerbeaud é com certeza, um dos clássicos de Budapeste aonde uma parada é obrigatória! Emil Gerbeaud era Suiço e foi o sócio do Henrik Kugler, fundador da pâtisserie. Foi em Paris que ele encontrou o Kugler. Alem de trazer um ambiente e espírito tipicamente parisiense no café, ele inventou novas receitas de bolos, trouxe novas tecnologias e maquinas que na época contribuiriam a melhorar a qualidade e técnica da confeitaria.

Nessa época do ano (novembro-dezembro) na praça Vorösmarty, se encontra um mercado de Natal. Ambiente familiar,música tradicional húngara, especialidades culinárias, artesanato (cerâmicas, objetos de madeira…). Lembra muito o ambiente de final de ano da Alsácia, no leste da França!

Vista desde Buda sobre Pest. A cidade dividida pelo Danúbio lembra Paris e a Sena.

Vue de Buda

Budapeste é conhecida para seus numerosos spa e fontes de águas termais. O hobby favorito do cidadão de Budapeste é passar a noite ou o sábado no fürdő. Tem vários na cidade: Rudas, Szechenyi, Gellért. Não perca a oportunidade de viver essa experiência única, você vai adorar! Atenção, é bem popular e coletivo mas vale a experiência!

rudas_termal_medence_3.preview
Rudas thermal bath
Szechenyi
Szechenyi bath

Agora, a Paris do leste está lhe esperando! Na volta, não esqueça uma parada em Paris-Paris para fazer a comparação.  Bon voyage!

From Pest over Buda

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s