Quem gosta de cinema, tem que visitar essa maravilhosa exposição, sobre o artista francês e precursor Georges Méliès e o imaginário dele, inspirado pela magia, os efeitos especiais, e o universo fantástico. O espectador fica de boca aberta, entre risos e afeção terna para esse génio cuja dedicação pela Sétima Arte foi essencial.

Georges Méliès (1861-1938) foi desenhista, mágico, diretor de teatro, decorador, ator, técnico, produtor-diretor-distribuidor de mais de 500 filmes entre 1896 e 1912.
Episódio engraçado foi quando ele quis comprar o cinematografo – a primeira câmera da historia do cinema – , inventado pelos irmãos Lumière. Respondendo a ele que “isso” não teria nenhum futuro, eles negaram a vender-la ao Méliès! Finalmente, ele conseguiu outra máquina em Londres.
Durante quase vinte anos, Méliès reinou como mestre absoluto sobre o mundo da fantasia e dos truques cinematográficos antes de acabar sua vida arruinado e anónimo, vendendo brinquedos na estação de trem Montparnasse.
Instalação Méliès
O MIS concebeu, especialmente para acompanhar a exposição, a Instalação Méliès, uma obra interativa na qual grupos de até oito pessoas poderão criar filmes de até 30 segundos em meio aos cenários móveis que compõem essa instalação.
O trabalho, desenvolvido para o Espaço Redondo do Museu pela artista Letícia Ramos, permite uma experiência de imersão no mundo mágico do cineasta e ilusionista francês.

O público pode olhar filmes originais aonde da para ver o talento de decorador e ator além da imaginação excessiva nas cenas completamente malucas com personagens de monstros, esqueletos, demónios, bailarinas dançando…

A mostra, produzida pela Cinematheque Française, apresenta uma coleção única no mundo reunindo objetos, cartazes, desenhos, figurinos, fotografias e documentos originais do artista, sobreviventes do gesto desesperado de destrução que ele fez no final da sua vida sobre suas criações.


A vida e obra de Georges Méliès inspiraram recentemente o Diretor de filme americano Martin Scorcese no filme “A invenção de Hugo Cabret” (2011) que ganhou cinco oscars na Hollywood.
Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP, Brasil. CEP 01449-000. Telefone: 55 11 2117 4777 Horário do 04 Julho a 16 Setembro 2012. Terças a sextas, das 12h às 21h Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h R$4 (inteira) e R$2 (meia) | Entrada gratuita às terçasMais informação: Site do MIS